Moringa oleífera tem alto valor nutritivo
Moringa oleifera é uma planta da família Moringaceae, mais conhecidas simplesmente por moringas, ainda que seja também vulgarmente designada como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina. Em Cabo Verde é conhecida como akásia-branka; em Timor, como morangue e na Índia[1] como moxingo. É a espécie do seu género mais cultivada. As folhas e vagens são utilizadas na alimentação humana.
moringa: benefícios
A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.
Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.
A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:
- Dor de cabeça
- Hemorroida
- Dor de garganta
- Febre
- Irritação gastrointestinal
- Fadiga crônica
- Inflamações
Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
moringa no tratamento de água
O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.
moringa: como usar
Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules.
ATUALIZAÇÃO: Cápsulas de moringa eram comercializas no Brasil, porém em 06/2019 a ANVISA proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a propaganda e a distribuição de todos os alimentos que contenham Moringa oleífera.
No mesmo período, a agência publicou um chamamento público para obter informações consistentes para avaliar se será mantida ou não a proibição.
chá de moringa
Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá o a planta seca infundida em água.
contraindicações da moringa
O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade, demonstrado em estudosrealizados em animais.
ATUALIZAÇÃO: Segundo a ANVISA, não há avaliação e comprovação de segurança do uso da Moringa em alimentos.